O gás ecológico R-410A

Você já deve ter ouvido falar sobre o gás ecológico R-410A que o seu aparelho de ar condicionado possui, mas não faz a menor ideia do por que ele existir? O Blog Ambient Air  lhe ajudará com essa grande dúvida, de uma vez por todas, e mostrará o que é esse tal  “gás ecológico” e para que ele serve!

O meio ambiente tem agradecido

Em 1987, 47 países assinaram o Protocolo de Montreal, um documento com o objetivo de reduzir a emissão de substâncias nocivas à camada de ozônio que passou a vigorar dois anos depois. Com isso, vários países pararam de fabricar o gás clorofluorcarbono (CFC), gás o qual, os ar condicionados mais antigos utilizavam, conhecido como Gás Refrigerante R-22,  Hoje a redução do clorofluorcarbono chegou-se a uma queda de aproximadamente 80% no consumo mundial dessa substância.

Afinal, o que é o gás R22?

O “Refrigerant 22” é um gás refrigerante incolor utilizado desde o ano de 2003 em refrigeradores, ar-condicionados comerciais e resfriadores de líquidos. Suas características físicas e químicas, aliadas à eficiência volumétrica, garantem uma ótima performance em produtos de baixa e média capacidades. Por isso, desde o início de sua aplicação, o gás R22 vem fazendo muito sucesso. Porém, possui grandes desvantagens para a natureza e para o homem. De acordo com as especificações, a substância é inflamável, perigosa para o ambiente (principalmente para a camada de ozônio).

gas-r410

O ozônio na superfície terrestre é prejudicial porque contribui com a poluição das cidades e as chuvas ácidas. Já a Camada de Ozônio na estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), funciona como uma proteção para o planeta Terra absorvendo a radiação emitida pelo sol. Sem ela, os raios ultravioletas B (UVB) poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta. A capacidade de fotossíntese das plantas seria reduzida e os casos de câncer de pele, catarata e alergia nas pessoas aumentariam muito.

Quando as substâncias químicas, como o gás refrigerante do ar-condicionado, agridem a Camada de Ozônio, essa camada protetora fica mais fina e é conhecida como “buraco na Camada de Ozônio”.

Por que o gás ecológico R-410A protege o meio ambiente?

O gás R410A não possui CFCs (clorofluorcarbonos) – substâncias à base de cloro prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, causador de danos à camada de ozônio. Ele também não é tóxico e nem inflamável. O mesmo foi desenvolvido para substituir o R-22 que até então era utilizado em todos os aparelhos de ar-condicionado. O gás R410A é hoje utilizado nos aparelhos com tecnologia Inverter e modelo split

gas-r22

Agora que você já conhece os efeitos dos gases poluentes em nossas vidas, que tal trocar o seu ar-condicionado por um Inverter com gás ecológico R410A? Visite o site da Ambient Air e conheça nossas ofertas. 

Deixe um comentário